Terça-feira, 22 de Janeiro de 1901Morte da rainha Vitória00074





Morreu a Rainha Victória com oitenta e um anos, após 63 anos de reinado, sucedendo-lhe Eduardo VII.
Filha de Edward, Duque de Kent, e da Princesa Victória de Saxe-Coburg-Saalfeld. Victória nasceu a 24 de Maio de 1819, subindo ao trono em 1837, após a morte do seu tio, Guilherme IV, que exercera a regência até à sua maioridade.
Durante os primeiros três anos de reinado, a Rainha Victória rejeitou a influência da mãe, tendo-se afirmado através de medidas de crescimento económico e social, inspiradas pelo seu primeiro-ministro, Lorde Melbourne.
A 10 de Fevereiro de 1840, casou com o Príncipe alemão Alberto de Saxe-Coburg-Gotha, que, apesar da animosidade junto do público, exercia considerável influência junto da Rainha, que não tomava nenhuma decisão sem a aprovação do marido.
Quando, a 14 de Dezembro de 1861, o Príncipe Alberto morreu de febre tifóide, a Rainha Victória ficou visivelmente perturbada, tendo-se "auto-isolado" durante 10 anos.
Após as comemorações dos seus cinquenta anos de coroação, em 1887, a Rainha voltou a aparecer em público. O seu longo reinado (o maior da história britânica) testemunhou a expansão e solidificação do Império Britânico (Canadá, Austrália, Índia, África e Pacífico Sul), que suscitou um acentuado desenvolvimento industrial e comercial. A Grã-Bretanha afirmou-se como a principal potência do seu tempo, designadamente através do seu domínio naval e das redes comerciais estabelecidas com todo o Império.
O funeral assistiu à reunião de todas as cabeças coroadas da Europa, a última antes da I Guerra Mundial. Entre elas, o rei D. Carlos, que permaneceu em Inglaterra até 13 de Fevereiro.
ano:
1901 | tema:
Vida Política