Segunda-feira, 20 de Julho de 1903Morre o papa Leão XIII00228


Morre Vincenzo Gioacchino Pecci, Papa Leão XIII.
Vincenzo Gioacchino Pecci, nasceu a 2 de Março de 1810, em Carpineto, a sul de Roma.
Educado no colégio jesuita de Viterbo, transitou para o Colégio Romano e posteriormente para a Academia de Estudos Eclesiásticos.
Ordenado sacerdote em 1837, fue destacado para o governo dos Estados Pontifícios (Benevento e Perugia) e criou um banco para ajudar os pobres.
Bispo em 1843, Núncio na Bélgica, recebe o barrete cardinalício em 1853 dos mãos de Pio IX. Funda a Academia de S. Tomás de Aquino em 1859. Nos anos 70, afirma em diversas cartas pastorais a necessidade de maior aproximação entre o catolicismo e a cultura contemporânea.
Colocado de novo em Roma, assume as funções de Cardeal camarlengo, sendo eleito Papa em 20 de Fevereiro de 1878 e adoptando o nome de Leão XIII
Autor de numerosas encíclicas, promulgou em 15 de Maio de 1891 a encíclica "Rerum Novarum", iniciando o que foi designado como "magistério social pontifício", ao mesmo tempo que sublinhava os "perigos" que entendia decorrerem das novas concepções políticas, sociais e económicas que colocavam a "questão social" no centro da luta política
ano:
1903 | tema:
Religiões