A Fundação Mário Soares e Maria Barroso propõe-se realizar, promover ou patrocinar projectos de investigação, publicação de estudos e outras actividades editoriais, assim como acções de formação cívica e política e de debate, através de conferências, cursos, seminários e colóquios relacionados com temas de ciência política e de actualidade.
A Fundação dedicará também especial importância à realização, promoção ou patrocínio de actividades de fomento e divulgação cultural, em especial dirigidas à juventude e aos trabalhadores imigrantes em Portugal.
A Fundação Mário Soares e Maria Barroso inclui também entre os seus objectivos prioritários o estímulo da cooperação cultural, científica e cívica entre Portugal e os países africanos lusófonos, o Brasil, Macau e Timor-Leste, sem esquecer o vasto Mundo da lusofonia e a diáspora portuguesa. Neste sentido, a Fundação procurará mobilizar recursos que permitam a concretização de projectos relacionados com a cooperação e que beneficiem os países e povos de língua portuguesa.
Pretende também a Fundação incentivar o conhecimento e divulgação da História de Portugal do Século XX, tendo para o efeito instalado na sua Casa-Museu, em Cortes-Leiria, uma exposição permanente sobre o Século XX português - os caminhos da Democracia e instituído o Prémio Fundação Mário Soares e Maria Barroso para trabalhos de investigação realizados no âmbito da História de Portugal do século XX