voltar ao início
Iniciativas

001311

Colóquio "São Mesmo as Últimas": Diário de Lisboa, 1921-1990 - Chamada de trabalhos

30-11-2021Fundação Mário Soares e Maria Barroso, Lisboa

Está aberta, até 30 de setembro, a chamada para apresentação de propostas de comunicação para o Colóquio "São Mesmo as Últimas": Diário de Lisboa, 1921-1990, que terá lugar a 30 de novembro na Fundação Mário Soares e Maria Barroso, em Lisboa.



É uma iniciativa promovida pela Fundação em colaboração com a BLX-Hemeroteca Municipal de Lisboa e o HTC - História, Territórios e Comunidades da NOVA FCSH.

Chamada de trabalhos

Jornal de referência no panorama jornalístico português, ao longo dos cerca de 70 anos em que foi publicado, o Diário de Lisboa (1921-1990) foi pioneiro e inovador em muitos aspetos, tendo nele colaborado alguns dos mais notáveis e reconhecidos jornalistas portugueses, assim como grandes figuras da cultura nacional.

Projeto singular, são múltiplas as características a destacar do Diário de Lisboa. Foi um resistente, fazendo a "oposição possível" ao Estado Novo, em tempos de apertada censura prévia. Após o 25 de Abril de 1974, viveu os agitados meses da Revolução e as lutas políticas de então de forma empenhada e percorreu o caminho da institucionalização da Democracia, procurando adaptar-se aos novos tempos e reinventar-se. Em 70 anos atravessou inúmeras transformações, crises e controvérsias a diferentes níveis.

O Diário de Lisboa "faz parte do património nacional", como referiu Raul Rêgo, a 30 de novembro de 1990, data em que saiu para as bancas o último número do periódico.

Por tudo isso, no ano em que se assinala o centenário da criação do Diário de Lisboa, importa recordar e evocar este projeto jornalístico incontornável da História Contemporânea de Portugal. Simultaneamente, pretende-se promover e estimular novas investigações, partilhas de conhecimento, reflexões e debates a partir de diferentes abordagens e metodologias.

Apela-se à participação no Colóquio "São Mesmo as Últimas": Diário de Lisboa, 1921-1990 através da submissão de propostas de comunicações enquadradas nos seguintes temas, relacionados com a História do Diário de Lisboa (sem prejuízo de virem a ser aceites propostas de comunicações dedicadas a outros temas considerados pertinentes):

  • O Diário de Lisboa na História Contemporânea de Portugal
  • A cobertura jornalística de acontecimentos pelo Diário de Lisboa
  • Discursos jornalísticos do Diário de Lisboa
  • Jornalistas e colaboradores
  • Práticas jornalísticas
  • Os intelectuais e o jornal
  • Os Suplementos
  • As Ilustrações, as caricaturas e os cartoons humorísticos
  • Críticas, crónicas e outros géneros jornalísticos
  • A Censura e o Diário de Lisboa
  • Lisboa no Diário de Lisboa
  • O Diário de Lisboa como fonte para a História

Calendário
Receção de propostas: até 30 de setembro de 2021
Comunicação de resultados: até 8 de outubro de 2021
Inscrições: até 12 de novembro de 2021

As propostas de comunicações devem ser enviadas através de formulário eletrónico, onde devem constar: o nome do autor ou dos autores, a afiliação institucional, o título da proposta, um resumo de, no máximo, 500 palavras, três palavras-chave, uma breve nota biográfica (200 palavras no máximo) e contactos do autor ou autores.

Comissão Organizadora
Maria Fernanda Rollo
Álvaro Costa de Matos
Eunice Relvas
Filipe Guimarães da Silva
Pedro Marques Gomes

Organização
Fundação Mário Soares e Maria Barroso
BLX-Hemeroteca Municipal de Lisboa
HTC-História, Territórios e Comunidades (NOVA-FCSH/CFE-UC)

Informação adicional
www.fmsoares.pt
geral@fmsoares.pt


Fundação Mário Soares e Maria Barroso
Rua de S. Bento, 176 - 1200-821 Lisboa, Portugal
Telefones: (+ 351) 21 396 41 79 | (+ 351) 21 396 41 85 | Fax: (+ 351) 21 052 96 99
geral@fmsoares.pt | casa-museu@fmsoares.pt